segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Distância Transacional

O novo espaço de aprendizagem criado pela EAD.
Na distância transacional o professor passa de sábio no palco (sage on the stage) para guia do lado (guide on the side). É o animador da inteligência coletiva, enquanto que o aluno precisa ter a mente aberta para compartilhar experiências educacionais.
A ausência de sinais auditivos ou visuais não podem prejudicá-lo, ao contrário, deve ser sua aliada no comprometimento aos estudos e no uso do tempo.
Para a professora Edna Chamon, coordenadora geral do programa de Educação à Distância da Universidade de Taubaté (Unitau), a EaD é "forte aliada" para a formação. "Os números mostram que o aluno de EaD tem resultados no Enad iguais ou superiores aos alunos da modalidade presencial no Brasil."
Segundo ela, o curso à distância requer trabalho diferenciado. "Precisa contar com uma equipe formada, apta e disposta a trabalhar nessa forma de ensino".
A professora Edna também se refere às habilidades que os alunos em EaD precisam ter: planejamento, disciplina e organização. "Isso não é fácil", salienta a profissional.
É fato que dos alunos em EaD é exigido muito mais que normalmente é de um aluno de um curso presencial.
Fica aqui a reflexão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário