terça-feira, 9 de agosto de 2011

Novatos em EaD: matriculei-me e agora?

Olá colegas,
Como novata em Ead e conhecedora de minhas limitações nas novas ferramentas, retomo a reflexão proposta na citação de PALLOFF, PRATT, 2004, p.25-35 e relaciono alguns pontos que me parecem importantes.

  • Antes de pedir ajuda do professor, visite e leia todas as participações no fórum, pois possivelmente algum colega já tenha feito uma pergunta que o levará à solução de sua questão.
  • Tecle para o professor e faça a sua pergunta de forma clara como se o conhecesse há muito tempo.
  • Ao ler o perfil dos colegas, não se sinta intimidado, lembre-se que em EaD ocorre um novo espaço pedagógico e psicológico. Eles podem auxiliá-lo e com certeza o farão com prazer, afinal, são também educadores.
  • Dedique o melhor de seu tempo e disposição para o estudo. Faça resumos dos textos, pesquise, se necessário, imprima-os, afinal, lembre-se que há pouco nem sabíamos da existência de um "Ambiente Virtual de Aprendizagem."
  • Quando responder ao questionário proposto nas aulas, faça-o com a maior lisura possível. Se errar, releia as questões, faça novamente e alegre-se com o acerto.
  • Ao relatar suas experiências em EaD, procure verbalizar o conteúdo que até então você já aprendeu.  Ao partilhar o que sabemos, retomamos a informação.
  • Seja perseverante, não desista, insista! Um abraço.

2 comentários:

  1. Olá, Catarina.
    Que bom encontrá-la no espaço virtual. Com as novas tecnologias podemos desfrutar da presença de pessoas maravilhosas como você a qualquer momento. O espaço virtual é desafiador, está aí e veio para ficar ( ou não?! Pois muda a todo instante ). É desafiador, pois o que aprendemos hoje já é pouco para ser usado amanhã. Sei que você se sairá muito bem porque sua disposição a torna incansável diante dos desafios. Tenho aprendido muito com você. E, o espaço virtual faz com que estejamos presentes mesmo estando distantes. Sucesso. Um abraço. Fausto Magno.

    ResponderExcluir
  2. Oi Prof. Catarina, muito bom esse artigo que você postou. Vou referenciá-lo no blog que construí para utilizar com ferramenta auxiliar da aprendizagem presencial das minhas turmas.

    ResponderExcluir