quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Procrastinação

Quando se deseja estudar à distância, alguns fatores são decisivos para que os objetivos sejam alcançados, dentre eles, o gerenciamento do tempo.
Segundo o especialista em gestão do tempo, Christian Barbosa, uma agenda bem organizada, realismo e consciência de enrolação ajudam profissionais e estudantes a parar de deixar tarefas para depois.
De acordo com uma pesquisa da Consultoria Triad Consulting, os brasileiros dedicam apenas 1/3 do seu dia para atividades realmente importantes. Acompanhe alguns passos para se eliminar a mania de procrastinar.
1- De olho no alvo: Apenas pessoas motivadas podem eliminar a procrastinação de sua rotina. Portanto, não perca o perca. Determine seus objetivos e prioridades. Fuja de metas vagas e abstratas.
2- Diminua a ambição: De nada adianta encher-se de pretensões e abarrotar a agenda com compromissos impossíveis de serem cumpridos. Agende-se dentro de suas possibilidades, revendo e reavaliando suas metas.
3- Planeje seu dia de forma a fazer primeiro atividades de curta duração. Entrar em ação faz com que sua adrenalina suba, possibilitando assim, que as atividades de maior duração sejam realizadas de forma satisfatória.
4- Revolucione as sinapses: O que impulsiona as pessoas a deixar tudo para a última hora, não é só a preguiça ou a má organização do tempo, mas o modelo mental ou a maneira como ele é programado, por isso é necessário que seja mudado o modelo mental, pois é nele que os hábitos são formados.
5- Aumente a adrenalina: A adrenalina é um neurotransmissor que prepara o organismo  para situações de esforço físico e mental. Ela faz com que a pessoa tenha mais disposição para solucionar problemas, investir em situações novas, eliminando ou diminuindo o hábito da procrastinação. Fica então registrado que a busca da qualidade de vida, através de exercícios físicos e períodos de descanso, trazem benefícios para quem deseja combater a procrastinação.
Afinal, você é um realizador, procrastinador ou um conformado?

Fonte: exame.abril.com.br


2 comentários:

  1. Por Alberto Mota: Belíssimo texto Catarina! Realmente, se nós observarmos a rotina diária, chegaremos a conclusão que alguma coisa poderia ter sido feito melhor naquele dia. O que não devemos é ficar frustrados com essa situação. Se partirmos do princípio que reconhecemos que algo poderia ter saído melhor, já é um começo para aperfeiçoarmos essa condição inicial. O diferencial sempre é a mudança. Para nós seres humanos é extremamente fácil nos situarmos em uma posição de conforto. Talvez, quem sabe, como escutei uma vez em uma palestra: "... somos seres habituados a situações de conforto porque somos os únicos mamíferos da face da Terra que tomam leite a vida inteira, mantendo uma situação de proteção ...". Sair da situação de conforto tem o seu ônus, geralmente leva o indivíduo a uma situação de liderança, a conduzir pessoas e a assumir responsabilidades, o que exigirá maior compromisso e comprometimento. Finalizando, gostaria de citar o autor Leonard Mlodinow em seu livro: "O Andar do Bêbado", pág. 18-19 - Editora ZAHAR: "... as pessoas bem sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto - o conjunto das pessoas que não desistem".

    ResponderExcluir
  2. Catarina...
    Achei muito interessante este texto. dá dicas práticas de como agir e ter uma postura ativa, tão necessária, enquanto aluno de EAD.
    Abraços
    Ury
    http://newsead.wordpress.com

    ResponderExcluir